quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MOBILIZAÇÃO NO LARGO DA CARIOCA EM COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


“QUEM AMA, ABRAÇA”


Amanhã, dia 25 de novembro, uma mobilização no Largo da Carioca marcará as celebrações dos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres e os 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O manifesto faz parte da campanha “Quem ama, abraça” coordenado pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) em parceria com o Instituto Magna Mater. Esta campanha será também realizada em Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém.

Sete estatuetas femininas que estavam espalhadas pela cidade receberão pinturas feitas pelo grupo Nami - Rede Feminista de Artistas Urbanas. São jovens que usam a arte como ferramenta na promoção dos direitos das mulheres. O mesmo acontecerá nas outras cidades. As artistas plásticas Lúcia Avancini, Marilou Winogard, Yolanda Freyre e Isabel Souza também farão pinturas nas estátuas.

Durante a manifestação a Chefe da Policia Civil, Marta Rocha, juntamente com 11 delegadas titulares da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulher (Deam) vão demonstrar seu apoio à campanha. Todas estarão no Largo da Carioca, vestindo (literalmente) a camisa do ativismo.

A ação também conta com o manifesto a Cia. Cria fará a performance de dança Tu és, onde as bailarinas Raíra Yuma, Flora Bulcão, Nicole Gomes e Thais Menezes mostrarão nuances de como é ser mulher. Elas utilizarão a metáfora do nascimento e desenvolvimento de cada uma. A apresentação tem como objetivo criar um laço de identificação com o público durante as cenas, culminando na interação dos mesmos.