sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes


                                FORD FUSION HYBRID 2017                   IMPRESSIONA
 
Me impressiona a incapacidade das autoridades governamentais que não desenvolvem uma legislação especial para carros híbridos que poluem menos e deveriam ter melhores condições de aquisição para ser tornarem mais populares. Dito isto vou comentar o Ford Fusion Hybrid 2017, um sedan grande, que possui dois motores, um elétrico e outro a gasolina,  e chega a fazer 16 km/l de gasolina no perímetro urbano o que é muito bom para seu peso e tamanho.
 
 
 
O carro tem muito luxo, só é vendido na versão Titanium, tem muita segurança e vários dispositivos que auxiliam no conforto, no dia a dia. Esta versão híbrida, por causa das baterias, tem porta-malas reduzido dos 514 L, da versão que só tem motor Flex, para 392 L. Este carro é para ser dirigido de forma diferente, com a consciência de que ele foi feito para economizar, e assim a tocada, no dia a dia, é para ser curtida. Ao ligar o motor não se escuta nada, é o motor elétrico que começa a colocar o carro em movimento e como você acaba não acreditando que o carro esta pronto para andar uma mensagem no painel indica que esta tudo certo para se pisar no acelerador e ir embora. Dentro de uma garagem as manobras com um carro silencioso e não poluente trazem conforto. Depois, pisando mais fundo e com necessidade de mais potência, entra o motor a gasolina somando 190 cavalos. Esse motor a gasolina não privilegia a potência mas a eficiência energética e assim ele tem um som diferente porque funciona no ciclo Atkinson e não no ciclo Otto da quase totalidade dos motores dos carros que conhecemos. Com tanta tecnologia a Ford aproveitou e colocou piloto automático adaptativo com Stop & Go, onde num trânsito de para e anda o carro pode andar sozinho, seguindo o carro da frente. A transmissão é automática e-CVT que faz você esquecer completamente as trocas de marchas e se pisar no acelerador com calma vai longe gastando pouco. Como andei só no perímetro urbano, com muitas subidas e descida e trânsito, consegui fazer 12,8 km/l e fico imaginando ele numa estrada, sem o para e anda da cidade. O Ford Fusion Hybrid, por ser econômico, recebeu nota A do Compet. Numa próxima edição volto a falar deste carro que teve seu preço aumentado no último dia 10 de janeiro para R$163.700, custava  R$159.500, com 6 anos de garantia para todo carro, antes essa garantia de 6 anos era só para a bateria. Carros híbridos são o futuro.         
    ECONÔMICO FIAT UNO 1.0 3 CILINDROS
Virou moda fazer motores com 3 cilindros com menor peso e melhor eficiência energética e a Fiat lançou o seu no Novo Uno e depois colocou no Mobi. Já andei nos dois modelos e como são carros leves esses motores, com 1.0 L de capacidade cúbica, acabam dando conta do recado. São até 77 cavalos de potência e ótima economia, que é o mais importante nos dias de hoje.

Foram 15 dias andando com o Novo Uno  Attractive com este motor 1.0 de 3 cilindros e o ponteiro do mostrador de combustível teima em não descer. Para ajudar na economia o carro tem sistema Star-Stop e assim no trânsito urbano consegui um consumo entre 13 e 16 km/l de gasolina. Numa estrada plana chegou aos 20 km/l e assim é um dos carros mais econômicos do Brasil. A versão testada, Attractive, com câmbio mecânico, custa R$42.680,00 e tem 3 anos de garantia.

 
BMW NA LIDERANÇA

A marca BMW encerrou a temporada de 2016 como a mais vendida do segmento premium no Brasil, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Com 11.860 unidades licenciadas, a BMW superou as também alemãs Audi e Mercedes-Benz, de acordo com a entidade que representa as montadoras no País. Vale acrescentar que as três montadoras alemãs que disputam este segmento possuem fábrica no Brasil.

BRIDGESTONE NOS ESPORTES

A Bridgestone Corporation e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram a expansão dos direitos de ativação do patrocínio olímpico da empresa a partir de janeiro de 2017. Grande apoiadora do Movimento Olímpico, a maior empresa de pneus e borracha do mundo já pode ativar sua parceria global até 2024, em associação com os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 e os Jogos Olímpicos 2024.

INGRESSOS PARA O SALÃO MOTO BRASIL 

Vai de 26 a 29 de janeiro o Salão Moto Brasil no Riocentro – Rio de Janeiro. Os ingressos estão a venda no site e o 2º lote tem preço promocional de R$30. O ingresso VIP da 7ª edição do evento custa R$90 com direito a levar uma camisa do evento.  Mais informações no site www.salaomotobrasil.com.br

NOVO CHEVROLET TRACKER

Para se manter na briga no mercado aquecido dos utilitários esportivos a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o Novo Tracker, que tem preço inicial de R$80.000, para brigar com as últimas novidades que chegaram ao mercado como Hyundai Creta e Nissan Kicks, com o Renault Captur, que chega em fevereiro, e com o Novo Ford Ecosport também apresentado na mostra em Detroit, que logo deve chegar ao mercado brasileiro.